Em
dezembro de 2009 foi realizada, no Taipei National Concert Hall, a primeira
audição de uma das mais significativas obras concertantes da literatura do
violão: o Concerto da Requiem, in Memoriam
Toru Takemitsu II, composto em 2005
pelo maestro cubano Leo Brouwer e dedicado ao extraordinário violonista japonês,
Shin-ichi Fukuda, que foi o solista dessa estreia.
Toru
Takemitsu (1930 – 1996) e Leo Brouwer (1939) foram grandes amigos. Apesar das
diferenças entre as culturas cubana e japonesa, podemos identificar muitos
pontos comuns nas obras desses dois compositores: a liberdade e o respeito à
diversidade, o convívio harmonioso entre tradição e experimentação, o
equilíbrio de arquiteturas sonoras, a paradoxal relação entre a natureza e as
intervenções humanas e o inconformismo diante da injustiça. Outra afinidade
entre eles é o trabalho que desenvolveram no universo cinematográfico:
Takemitsu, no cinema de Kurozawa; Brouwer, no novo cinema cubano.
O
Festival Leo Brouwer, em sua terceira edição, realizará o encontro entre Leo
Brouwer e Shin–ichi Fukuda para homenagear um dos ícones da cultura musical
japonesa, o visionário e universal Toru Takemitsu. Isso se dará por meio da
estreia brasileira do Concerto da Requiem, in Memoriam
Toru Takemitsu II na abertura do
Festival com a Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo, dirigida pelo
próprio autor. Estão também previstas as execuções de: Toward the sea, para flauta em sol e violão, do mestre japonês,
obra que teve sua primeira parte estreada por Leo Brouwer em 1981; e Hika: in Memorian Toru Takemitsu I, do
mestre cubano.