terça-feira, 1 de novembro de 2011

Toru Takemitsu e Leo Brouwer, Jardins Pentagonais e Paisagens


Em dezembro de 2009 foi realizada, no Taipei National Concert Hall, a primeira audição de uma das mais significativas obras concertantes da literatura do violão: o Concerto da Requiem, in Memoriam Toru Takemitsu II, composto em 2005 pelo maestro cubano Leo Brouwer e dedicado ao extraordinário violonista japonês, Shin-ichi Fukuda, que foi o solista dessa estreia.

Toru Takemitsu (1930 – 1996) e Leo Brouwer (1939) foram grandes amigos. Apesar das diferenças entre as culturas cubana e japonesa, podemos identificar muitos pontos comuns nas obras desses dois compositores: a liberdade e o respeito à diversidade, o convívio harmonioso entre tradição e experimentação, o equilíbrio de arquiteturas sonoras, a paradoxal relação entre a natureza e as intervenções humanas e o inconformismo diante da injustiça. Outra afinidade entre eles é o trabalho que desenvolveram no universo cinematográfico: Takemitsu, no cinema de Kurozawa; Brouwer, no novo cinema cubano.

O Festival Leo Brouwer, em sua terceira edição, realizará o encontro entre Leo Brouwer e Shin–ichi Fukuda para homenagear um dos ícones da cultura musical japonesa, o visionário e universal Toru Takemitsu. Isso se dará por meio da estreia brasileira do Concerto da Requiem, in Memoriam Toru Takemitsu II na abertura do Festival com a Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo, dirigida pelo próprio autor. Estão também previstas as execuções de: Toward the sea, para flauta em sol e violão, do mestre japonês, obra que teve sua primeira parte estreada por Leo Brouwer em 1981; e Hika: in Memorian Toru Takemitsu I, do mestre cubano.